Cape Maclear, Mzuzu, Kyela e Dar Es Salaam – os altos e baixos da viagem africana

Sentindo como se eu estivesse no MEND, deixamos o Cabo Maclear por volta das 5:30 da manhã. Embarcamos na parte de trás de uma caminhonete cheia de congestionamento para o acidentado Ride de 1,5 horas até Monkey Bay. De Monkey Bay, embarcamos em um grande ônibus para Salima.

O passeio foi de cerca de 4 horas e, embora eu tivesse um bom assento com apenas algumas pessoas amontoadas no corredor, Dariece sentou -se na frente, onde literalmente tinha uma mulher sentada no colo por falta de espaço! Quando as pessoas embarcaram no ônibus, colocaram a bagagem no colo para seguir em frente e depois passaram a passar seus filhos para que ela fosse transmitida ao pai ou responsável adequado perto da parte de trás do ônibus. Ela também estava encarregada de embalar a bagagem na frente do ônibus.

Escusado será dizer que sua jornada foi menos confortável que a minha. Quando chegamos a Salima, tivemos que esperar uma hora, educadamente, entregando “não agradecimentos” a dezenas de vendedores que vendem qualquer coisa de samosas a grampeadores. Finalmente, o ônibus chegou e, embora tenhamos corado para a frente da multidão que se seguiu, quando entramos no ônibus, sabíamos que ainda não havia um assento.

De repente, nos sentimos mal por todas as vezes que estávamos xingando as pessoas abarrotadas no corredor em outros passeios de ônibus, porque agora éramos que fomos batendo e caindo por todas as pessoas. O ônibus estava cheio ao máximo. E não havia lugar para sentar ou sentar, apenas espaço para se inclinar e suar. O ônibus estava excepcionalmente quente e acabamos em pé por cerca de 3 da viagem de 6 horas.

Quando nos sentamos, nossas pernas estavam doloridas e nossos braços estavam dormindo por segurarem os trilhos aéreos.

Jam lotado na parte de trás de uma caminhonete de Cape Maclear para Monkey Bay

Quando finalmente voltamos um pouco, começamos a conversar com um jornalista local chamado Benson. Imediatamente no início de uma conversa com um local que fala um bom inglês, os alarmes disparam que ele estará pedindo alguma coisa. Infelizmente, a experiência nos ensinou que, se eles falam um bom inglês na África e iniciam conversas, normalmente são guias de excursão, proprietários de lojas ou buscadores de doações.

É lamentável que tenhamos formado essa visão cínica porque nosso novo amigo Benson [acabou sendo] um cara muito genuíno, e nossa hesitação inicial foi desnecessária e provavelmente levemente ofensiva. Depois de conversar com Benson sobre tudo, desde a vida no Malawi até Deus vs. evolução, ele nos convidou para conhecer ele e sua namorada para jantar. Novamente, o instinto do nosso viajante estava nos dando sinais contraditórios e demos uma tentativa talvez. Depois de conversar muito mais, tomamos a decisão de nos encontrar em um restaurante indiano em Mzuzu para jantar.

Dariece e eu fizemos check -in em nosso hotel e fomos direto para o restaurante. Benson e sua namorada apareceram logo depois e nos sentamos e comemos a comida deliciosa enquanto conversava muito mais sobre nossas diferentes vidas em lados opostos do mundo. Quando terminamos o jantar, a conta veio e Benson insistiu em pagar.

A refeição era muito mais do que Dariece e eu geralmente gastava, então insisti que pagássemos. Benson não estava brincando, ele foi descoberto para pagar a conta descrevendo que ele nos convidou, então estava nele. Esse ato básico de generosidade teve um impacto profundo em nossa percepção do povo do Malawi.

Por 3 semanas no Malawi, fomos incomodados por dinheiro pela população local, de crianças da aldeia a mulheres adultas. Em outros países africanos, dificilmente fomos observados, mas no Malawi, infelizmente, muitas vezes sentíamos que caminhavam sinais de dólar cuja presença só era aceita pela possibilidade de caridade. Benson nos lembrou a bondade que o povo africano pode mostrar seus convidados e que, se as pessoas não estiverem cansadas pela indústria de turistas, elas os tratam com o máximo respeito.

Começamos a ser desanimados pela barricada econômica social que sentimos entre nós e a população local. Raramente no Malawi, conhecemos uma pessoa local que nos via como um convidado honrado e não como um cliente em potencial. O ato de bondade de Benson foi um dos mais generosos que havíamos experimentado.

Eu já conheci turistas em um ônibus no Canadá e os convidei para jantar e depois cobri uma conta equivalente em renda local a cerca de US $ 200? Não. Isso simplesmente não aconteceria em um país ocidental. Não estava apenas cobrindo a conta, a amizade genuína que ele ajudou a forjar conosco em um pouco de tempo era muito mais valiosa. A coesão social e a mentalidade comunitária que você encontra nessas nações em desenvolvimento é algo que perdemos há muito tempo no Ocidente e agradeço a Benson e às pessoas que conhecemos como ele, por nos mostrar como o mundo deve ser.

uma cabana normal no Malawi a caminho de Mzuzu
Na manhã seguinte, Benson nos viu e trocamos e -mails e números de telefone antes de nos separarmos. Tentamos mudar de dinheiro na proibiçãoKS na cidade, mas o intercâmbio no Malawi é uma bagunça (junto com a falta de gasolina, suprimentos, itens médicos etc.), então tivemos que tentar a sorte na fronteira.

Pegamos um mini-barro de Mzuzu em direção à fronteira. O passeio arrastou algumas horas a mais do que se destinava antes que o ônibus tocasse e quebrasse ao lado da estrada, a menos de 20 km do seu destino. Dariece e eu descemos do ônibus, fizemos sanduíches de manteiga de amendoim e, felizmente, pegamos uma carona pela cidade com um parente de um dos passageiros.

Chegamos à cidade antes de seu carro ficar sem gasolina e parou, felizmente a cerca de 500 m da estação de ônibus. Fomos para a estação e tivemos uma transferência pronta para ir para a fronteira. Mais uma vez, tentei mudar de dinheiro, desta vez no mercado negro. Chateado com a taxa (perdendo 25%), tomei uma decisão novamente para tentar a sorte na fronteira. O carro nos levou para a fronteira, onde fomos cheios de manipuladores de bolsas e guias de excursão.

Depois de evitar o assédio, caminhamos cerca de 700m até a imigração e até a Tanzânia. A essa altura, o sol estava caindo e estávamos exaustos. Fizemos o check -in na imigração e, em seguida, cometemos um grande erro ao pular o departamento de intercâmbio e mudar de dinheiro (por uma taxa um pouco melhor) com um dos profissionais de marketing pretos na fronteira.

Já mudamos o dinheiro do mercado negro antes sem problemas, mas a atmosfera agitada misturada com a nossa exaustão foi o catalisador do desastre menor que aconteceu a seguir. Estávamos taticamente cercados por uma dúzia de pessoas que nos atrapalham para diferentes serviços. Ônibus, táxis, motos, mudança de dinheiro e muito mais. Na confusão, tentamos tolamente uma transação.

Eu mantive meu dinheiro no bolso enquanto o golpista brincava com sua moeda na frente ou nos olhos. Fizemos o cálculo na calculadora do telefone e tudo foi bom. Em seguida, trocamos pilhas de dinheiro enquanto ele contava o dinheiro que eu havia entregue a ele. Então ele exclamou que eu não havia pago o suficiente porque ele disse que a troca tinha 7,5 anos e não 8. Eu disse que não, não foi o que você disse e levou meu dinheiro de volta e devolveu -o a ele.

Pensando que havia evitado um desviante, coloquei meu dinheiro de volta no bolso e fui frustrado. Quando chegamos ao departamento e contamos o dinheiro, eu rapidamente sabia que fui enganado. Enquanto ele estava segurando minha pilha de notas, na confusão em massa, ele dobrou um quarto das contas na palma da mão e, quando eu devolvi meu dinheiro de volta, eu só recebia os outros 75% do dinheiro enquanto ele embolsava o resto.

Perdemos cerca de US $ 40 para ele, o que não soa muito, mas o fato de termos sido enganados foi muito enlouquecedor. Gostamos de pensar que somos “temperados” e, portanto, menos propensos a esses truques, mas ficamos humilhados com a nossa estupidez nessa.

Quando atravessamos a fronteira, estava em preto e estávamos tentando encontrar uma carona para a cidade mais próxima. A África não é um lugar para passear à noite, então um pequeno pânico começou a se estabelecer, pois fomos emboscados por uma multidão muito agressiva de motoristas de táxi, motoristas particulares e meninos de ônibus.

Felizmente, um homem local que conhecemos no passeio de táxi viu nossa terrível entrada em seu país, então ele se sentiu obrigado a ajudar. Ele nos levou a um passeio que nos levou para a cidade empoeirada de trânsito de Kyela, onde fizemos o check -in em um quarto de hotel surpreendentemente limpo. Saímos para encontrar comida e ficamos decepcionados, mas não surpresos com o frango abaixo do padrão (que não comemos) e a pilha de feijão e arroz frio.

São momentos como esses em viagens, quando voltamos para o hotel com fome e exaustão, tendo sido amontoados em ônibus e arrancados e gritados por elogios, que somos lembrados de que nem todas as praias, cervejas e churrascos!

Menino do lado da estrada a caminho de Mbeya, Tanzânia

No dia seguinte, fomos para outra cidade empoeirada, Mbeya, onde tomamos a decisão de ficar uma noite e voltar um pouco depois de nossa agitada experiência de viagem no dia anterior. Mais uma vez, não conseguimos encontrar nenhuma boa comida e fomos para a cama com um estômago cheio de arroz e barras de chocolate.

No dia seguinte, fomos para Dar es Salaam, capital da Tanzânia, em uma viagem de ônibus de 12 horas. Esperávamos totalmente ficar em cravo com galinhas e bagagem, mas ficamos agradavelmente chocados quando o ônibus apareceu e todos estavam sentados. Também era um novo ônibus com A/C !! Incrível.

Estávamos tão acostumados com o transporte doloroso por Moçambique e Malawi que esquecemos que os dias de viagem podem ser uma experiência confortável e complementar de ansiedade. Acontece que é assim que os ônibus estão na Tanzânia, não há muito mais de pé no corredor, nem muito mais galinhas, e não havia nem crianças a bordo. Chegamos a Dar es Salaam à noite, levamos nosso táxi paraO Safari Inn Hotel, onde checamos em nossa sala limpa e finalmente encontramos uma refeição respeitável pela primeira vez em 3 dias antes de dormir.

Linda igreja, Dar es Salaam, Tanzânia

Passamos 3 dias em Dar es Salaam e, novamente, estávamos ocupados com nossas “tarefas de mochileiros” que tivemos que correr. Organizar um safari, reservar salas, reservar ônibus, enviar alguns e -mails, cuidar de uma reivindicação de seguro de viagem etc. Tivemos a chance de visitar o mercado de peixes local, que foi um dos melhores que vimos, principalmente para o tamanho do tamanho do Os peixes nas mesas e a maneira como o pescador o leiloaram para uma mesa de dinheiro jogando clientes.

Pescadores nas margens de Dar es Salaam, Tanzânia

Uma enorme cabeça de peixe -espada no mercado de peixes, Dar es Salaam, Tanzânia
Havia uma cabeça de espada cortada em uma mesa que era literalmente maior que eu. Eu não conseguia imaginar conectar -se a essa coisa em uma vara de mosca! Em todas as nossas primeiras impressões da Tanzânia, não foram tão boas. ser arrancado na fronteira, não sendo capaz de encontrar comida e ficar em cidades empoeiradas sem nada mais do que um burro e um posto de gasolina. Felizmente, Dar es Salaam foi um passo severo do extremo sul do país e logo descobriríamos que o resto da Tanzânia é um paraíso para viajantes com ótimas vistas e muito o que fazer.

Gosta deste post? Fixá-lo!

Isenção de responsabilidade: as cabras na estrada são um associado da Amazon e também um afiliado de outros varejistas. Isso indica que ganhamos comissões se você clicar em links em nosso blog e comprar desses varejistas.